Sergius Erdelyi

Sergius Erdelyi (1919-2015) foi empresário, artista, filantropo, ecologista e visionário. Nasceu no Império Austro-húngaro, atual Sérvia, onde estudou engenharia elétrica. Viveu até o período da 2ª guerra mundial. Depois mudou-se, com a sua esposa, para o Brasil e passou a trabalhar com projeto e implementação de linhas de montagens para a indústria de automóveis.

No início da década de 1980, transferiu-se para Tijucas do Sul a fim de trabalhar com reflorestamento. Neste município projetou e construiu sua residência, museu e as sedes de suas empresas.

Como empresário, Sergius sempre buscou, entre outras coisas, aumentar o número de empregos e o desenvolvimento local. Já como artista, ele atuou como escultor, pintor e artista digital, passando, ao logo da vida, por diversas fases distintas. Parte de suas obras estão expostas em diversos lugares no município. E sua espiritualidade pode ser vista nos vitrais, com temas religiosos, que possuem um estilo próprio.

Seus trabalhos foram expostos internacionalmente, em Viena e Estados Unidos. No Brasil, ele também expôs em diferentes épocas, cidades, galerias e eventos. O terceiro andar da biblioteca da PUC-PR é decorado com seus vitrais.